"Para entender nossa multifacetada crise cultural, precisamos adotar uma perspectiva extremamente ampla e ver a nossa situação no contexto da evolução cultural humana. Temos que transferir nossa perspectiva do final do século XX para um período de tempo que abrange milhares de anos; substituir a noção de estruturas sociais estáticas por uma percepção de padrões dinâmicos de mudança. Vista desse ângulo, a crise apresenta-se como um aspecto da transformação. Os chineses, que sempre tiveram uma visão inteiramente dinâmica do mundo e uma percepção aguda da história, parecem estar bem cientes dessa profunda conexão entre crise e mudança. O termo que eles usam para "crise", wei-ji, é composto dos caracteres: "perigo" e "oportunidade"." do livro O Ponto da Mutação de Fritjjof Capra, ed.
Esse é um chamado para a reflexão dos tempos atuais, a crise que nosso planeta vive, é uma crise de consciência, a negligencia total do sentido humanizador, incluído e contextualizado em uma visão multi-abrangente.
Estamos fadados ao fracasso coletivo, pela negligencias dos valores espirituais e humanos. Pelo desrespeito ao sagrado que habita em todas as coisas.
Urge uma mudança de paradigmas, uma nova reflexão para incluir valores que levem em consideração o Ser Humano em sua integridade e dignidade.
Uma educação voltada ao Ser. Que desperte o Ser que habita em nós. Que transcenda o etnocentrismo religioso e de grupos fechados em sí mesmo.
Que possa incluir o excluído.
Que olhe a terra como uma Grande Mãe, a qual chamamos de Gaia e inclua o respeito à natureza.
Urge um novo olhar!
Cida Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.